Anúncio

Recentes:

Primeiro paciente no mundo curado do HIV morre de câncer nos Estados Unidos

Por Nicolas Souza. 

Timothy Ray Brown também conhecido como Paciente de Berlim, foi o primeiro caso de cura do HIV após um transplante de medula óssea, veio a óbito na última quinta-feira. 

Timothy Ray Brown 

 Nesta última semana, o primeiro paciente do mundo diagnosticado com a cura do HIV veio a óbito, Timothy Ray Brown, de 54 anos, conhecido também como “Paciente de Berlim”, recebeu um transplante de medula óssea no ano de 2007, ficando livre do vírus, porem veio a falecer de câncer na Califórnia no último dia 1 de outubro.

Brow recebeu no ano de 2007 um transplante de medula óssea na Alemanha de um paciente com resistência natural ao HIV, ele, no entanto, acreditava que havia se livrado do câncer com o vírus, mas em setembro deste ano ele veio a mídia declarar que o câncer havia voltado.

O anúncio de sua morte é feito pelo seu companheiro que na declaração disse:

"É com grande tristeza que anúncio que Timothy morreu esta tarde cercado por mim e amigos, após uma batalha de 5 meses contra a leucemia", afirmou Tim, no Facebook.

Ele foi diagnosticado no ano de 2006 pelo então medico Gero Huetter, que sugeriu um transplante de medula óssea, assim podendo salvar a vida do paciente, e livrando ele do câncer e do vírus HIV.

O caso do americano deu muita esperança aos cientistas e pesquisadores que há anos procuram a cura para o HIV, para que possam salvar a vida de milhares de pessoas infectadas com o vírus.

"Devemos a Timothy e seu médico, Gero Huetter, uma grande gratidão por abrir a porta para os cientistas explorarem o conceito de que uma cura para o HIV é possível", disse Adeeba Kamarulzaman, presidente da Sociedade Internacional de Aids.

Vele lembrar que neste  procedimento os médicos devem destruir o sistema imunológico do paciente com quimioterapia e radiação, para só depois realizar o transplante. No caso de Brow foi realizado um transplante no ano de 2007, depois disso, testes foram realizados para saber o resultado do transplante que afirmou que ele estava livre do vírus, porem no ano de 2008, o paciente retornou ao hospital para realizar um novo transplante, com isso Brow finalmente conseguiu se livrar do vírus, anos depois a leucemia voltou causando sua morte.