Anúncio

Recentes:

Em meio à pandemia, conheça histórias de idosos que venceram o coronavírus

Por Bruna Barreto

   Desde o início da pandemia foi apontado que os idosos são um dos grupos mais vulneráveis ao novo coronavírus, pessoas acima de 60 anos são pertencentes ao chamado grupo de risco. E em muitos casos o vírus acaba sendo letal para pessoas nessas condições. 

Foto: Divulgação Reprodução/Pixabay


   O estado de São Paulo, fornece um perfil de mortalidade concentrado em pacientes com 60 anos ou mais, totalizando 74,3% das mortes. Apesar das estatísticas pessimistas, existem alguns casos curiosos de idosos que contraíram o vírus e foram "curados".

   Na cidade de Guarulhos, grande São Paulo, a idosa Sebastiana Paschoal Coelhos de 97 anos, mais conhecida como Dona Nenê no asilo onde vive, contraiu o vírus e foi internada sem necessidade alguma de entubação ou encaminhamento para UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Dona Nenê chamou atenção dos médicos por não reclamar de dores e por sua estadia no hospital ter sido extremamente calma.

   "Passei bem. Tinha que passar de qualquer maneira. A situação é minha, então, eu que tinha de escolher. Não me senti mal de jeito nenhum. Só estava louca para ir embora. A gente enjoa de ficar num lugar toda vida”, disse a senhora, após deixar para trás sete dias de internação sem sequela alguma do vírus.

Foto por Ronny Santos/ Folhapress

   Outro caso interessante foi o da aposentada Ana Santiago, moradora da cidade de Miracatu interior de São Paulo, a idosa de 102 anos que contraiu o vírus, recebeu alta após 11 dias de internação. Apesar de Ana ter necessitado fazer o uso do oxigênio, ela apresentou melhorias no seu quadro de saúde recebendo alta sob aplausos de toda equipe médica e de sua família que a recebeu com muita emoção. 

Imagem por Divulgação Hospital São João

   Em entrevista á TV Tribuna, o diretor do Hospital São João, Petrônio Bezerra dos Santos comemorou. "A alta de dona Ana é um símbolo de que é possível acontecer e que com certeza a gente superará esses momentos tão difíceis" disse.

   Já na região do nordeste um caso impressionou bastante a população de Maceió - AL. Um casal de idosos que também contraíram o vírus, Arnaldo Vitor do Nascimento, 80, e Josefa Antero do Nascimento, 73, foram internados com apenas um dia de diferença, ambos na UTI. Durante os oito dias de sua internação, dona Josefa não sabia que seu marido também estava internado, a idosa só soube quando os dois tiveram alta da unidade de terapia intensiva, podendo então compartilhar do mesmo quarto no hospital.

Divulgção Hospital Macéio/ Portal UOL

   Mas a surpresa maior foi quando eles tiveram alta no mesmo dia! O casal, que está junto há 55 anos, venceu o covid-19, com muita vontade de viver um com o outro.