Queda no número de mortes é apontada após sete meses de pandemia no Brasil
Segundo um levantamento das secretarias estaduais de saúde, que reuniram dados de todos os estados, o Brasil teve uma diminuição no número de mortes desde o dia 10 de agosto, sendo que o país chegou a registar 455 mortes pela covid-19 confirmadas nas últimas 24 horas desta segunda-feira dia 21 de setembro. Com este índice o país chegou à marca de 137.350 mortes desde o começo da pandemia, com isso a média de mortes teve uma pequena mudança em relação aos dados que foram coletados nos últimos 14 dias.
Em contraponto, temos registrado que foi a primeira vez em que o país teve um acréscimo no número de mortes desde o dia 10 de agosto, porém ainda e considerável que as mortes estejam em níveis controlados.
Já são mais de 4.560.083 brasileiros diagnosticados com o novo corona vírus desde que a pandemia começou no mês de março, 15.821 desses casos foram confirmados nas últimas 24 horas, dados coletados através da secretarias dos estados que mais tiveram alta nos casos, foi calculada uma média de casos de 30.077 por dia, dentre os 14 dias anteriores.
Um exemplo que podemos citar, é o estado de São Paulo que até então se considerava estável no número de casos, agora teve um pequeno aumento.
Uma pesquisa realizada pela revista Veja, que utilizou dados atualizados sobre a doença, afirmou que a média móvel por 100.000 habitantes caiu em doze estados e vem apresentando estabilidade em outros catorze estados. Segundo o levantamento a média de mortes subiu apenas no Rio de janeiro e em São Paulo.
As taxas móveis da doença diminuíram em estados que eram grandes centros da doença, como exemplo podemos citar, Amazonas e Ceará, sendo que o Amazonas foi o estado onde teve maior redução no número de infectados.
Segundo um critério adotado pela Organização mundial da Saúde (OMS), ela apenas considera que a doença sofreu um aumento quando o número de infectados fica superior a 15%.
Levando em consideração as médias móveis de mortes em estados, as maiores taxas do aumento da doença foram nos seguintes nos estados, Distrito Federal, Goiás, e Mato Grosso. Já as menores se encontram no estado de Roraima.
Um grande avanço foi saber que o estado de São Paulo teve uma grande diminuição dos números de casos do novo corona vírus, já que o mesmo lidera o ranking de pessoas que contraíram a doença desde o começo da pandemia. Alguns estados como a Bahia, Ceará, Distrito federal, e Pernambuco também tiveram uma grande redução, sendo estados que foram epicentros de propagação da doença. Santa Catarina que também foi muito atingida foi o estado onde teve a maior redução do número de casos, com uma porcentagem aproximada de 79,2%.
Média Móvel de mortes no Brasil, nos últimos 7 dias: (Fonte Poder360.com.br)