Anúncio

Recentes:

Como o Futebol e o Basquete estão se adaptando à pandemia?

 Por Cauan Alves 

As categorias esportivas criaram rigorosos protocolos de saúde e segurança para salvar seus calendários esportivos e proteger seus atletas da Covid-19. 

Futebol 


Campeonato Chinês

O campeonato teve seu início em 25 de julho após 5 meses de atraso, devido ser o primeiro país a registrar casos de covid-19. Com a situação do vírus sobre controle, a Associação Chinesa de Futebol determinou um protocolo para que a competição pudesse retornar.

A partir desse procedimento, os times tiveram que ser divididos em dois grupos, um grupo ao norte do país em Suzhou enquanto o outro ao sul em Dalian. Às essas regiões foram escolhidas pelo pouco índice de transmissão do vírus no período de quarentena no país.

Os jogadores e membros das comissões técnicas, ficaram isolados em quartos em complexos hoteleiros por algumas semanas em um rígido esquema de isolamento social.

Champions League

Já no velho continente, os procedimentos utilizados contaram com testes diários nos jogadores e a higienização dos integrantes dos clubes. As equipes ficaram em um hotel e só tinham permissão apenas para os deslocamentos do hotel para os treinos e para as partidas.

As modificações afetaram também o formato da competição que trocou os jogos de ida e volta das fases finais por jogos únicos que aconteceram de 12 a 23 de agosto em Lisboa (Portugal) e teve participação de 8 clubes da Espanha, Itália, Alemanha, França e Inglaterra.

Com o sucesso de transmissão, que foi televisionada para diversos países e com a conclusão do campeonato com vitória do Bayern de Munique em cima do PSG do Craque Neymar Jr a UEFA pode comemorar, pois, o torneio não registrou nenhum caso de infecção por Covid-19.

Campeonatos Nacionais

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), preparou um protocolo para o uso de máscaras e que deveria ser seguido por todos os envolvidos, porém já na primeira rodada do Campeonato Brasileiro no dia 9 de agosto, o jogo entre São Paulo e Goiás foi adiado momentos antes de começar, por conta do número de jogadores da equipe Goianiense infectados a Covid-19.

Depois desse caso a Confederação Brasileira precisou ajustar o seu protocolo. Em nota oficial feita em 10 de agosto a CBF informou os reajustes no protocolo das testagens dos torneios nacionais, estes requisitos são: a testagens de todos os integrantes das equipes sendo eles relacionados as partidas ou não a além da comissão técnica, os resultados deveram ser enviados a CBF com pelo menos 24 horas de antecedência e com 12 horas antes das viagens para os times visitantes.

  Além disso, a Confederação reforça que os clubes devem manter o rígido cumprimento do Guia Médico (prescrições clinicas) para retorno das atividades do futebol brasileiro e da Diretriz Operacional de cada competição, mantendo estrito o controle de testes e avaliações médicas permanentes. 

Basquete 

NBA

A National Basketball Association (NBA) teve seu campeonato suspenso em 11 de março, depois que o pivô Francês Rudy Gobert do Utah Jazz, testou positivo para a Covid-19.

Após 4 meses de paralisação o comissário da Liga norte-americana Adam Silver informar, que a NBA iria retornar no dia 30 de julho, mas com um protocolo rigoroso a se seguir. A liga decidiu por levar o restante da temporada regular e os Playoffs para um complexo esportivo na Disney, Orlando Florida.

O complexo foi batizado de "Bolha" e conta com três hotéis de luxo: o Grand Destino, o Grand Florian e o Yatch Club, que traz várias atrações que vão desde campos de golfe a piscinas, tudo para entreter os jogadores e as comissões das franquias.

A organização do torneio uso o pouco período e se preparou como uma verdadeira força tarefa para retorno da competição que foi desde o início, com a chegada das franquias na "bolha" em 7,8 e 9 de julho para o período de 15 dias de isolamento social das equipes por precaução, o controle de testes de Covid-19 nos atletas e comissões técnicas e o intenso sistema de proteção para evitar saídas dos jogadores enquanto estiverem no complexo.

Com quase 50 dias e com um orçamento de 800 milhões de dólares gastos, a Liga ainda não registrou nenhum caso de Covid na "bolha" se tornado um exemplo de isolamento social entre competições esportivas do mundo.     

NBB

Ao contrário da NBA, o Novo Basquete Brasil (NBB) optou por cancelar a temporada 2019/2020 em maio desde ano e depois de 5 meses, A Liga Nacional de Basquete (LNB) liberou clubes apenas os para treinos, pois o novo protocolo ainda se encontra em fase final de elaboração e está previsto para estar pronto ainda em setembro.