Anúncio

Recentes:

Djamila Ribeiro, nome de destaque na atualidade

Por Marina Reis

 O livro “Pequeno Manual Antirracista” da escritora Djamila Ribeiro, foi o mais vendido na Amazon Brasil em 2020 e terceiro mais vendido atualmente no país.


Djamila Ribeiro é escritora, filósofa política, professora da PUC São Paulo, colunista da Folha de S. Paulo e Elle Brasil, ativista muito conhecida quando se fala de feminismo e combate ao racismo estrutural que está enraizado no país, por conta da escravidão, é autora do livro “Pequeno Manual Antirracista”, que foi o mais vendido na Amazon Brasil em 2020, atualmente é o terceiro de não ficção mais vendido, de acordo com a revista Veja, ficando atrás somente de “Mulheres que correm com os lobos” e “Diário de Anne Frank”.

Em “Quem tem medo do feminismo negro?”, conta um pouco de sua história, é coordenadora da coleção literária “Feminismo Plural”, na qual é autora de “Lugar de fala”, que foi o 9º livro mais vendido na 17º edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), possui livros em francês, “La place de la parole noire: essai féministe”, (lugar da fala negra: ensaio feminista), chroniques sur le féminisme noir (crônicas sobre o feminismo negro).

A filósofa reforça a ideia de que não adianta lutar contra um tipo de opressão e incentivar outra, a frase “se eu luto contra o machismo, mas ignoro o racismo, eu estou alimentando a mesma estrutura. ”, é um exemplo disso, além da importância do feminismo “ao perder o medo do feminismo negro as pessoas privilegiadas perceberão que nossa luta é essencial e urgente, pois enquanto nós, mulheres negras, seguirmos sendo alvo de constantes ataques, a humanidade toda corre perigo.”

Ganhadora do prêmio Prince Claus 2019, da Holanda, por se destacar no desenvolvimento cultural, 13º e 14º edições do Troféu Mulher Imprensa, na categoria jornalismo impresso colunista de jornal ou revista, Jabuti na categoria ciências humanas em 2020, e Mulheres que transformam em 2021.

Fonte: revista Forbes

Djamila também foi eleita personalidade do amanhã na França e, uma das 100 mulheres mais influentes do mundo, ocupando o 78º lugar no ranking, feito pela BBC, ambos em 2019, está na lista das 20 mulheres de Sucesso no país, feita recentemente pela revista Fobes Brasil, sendo a única escritora e filósofa.

Foi matéria e capa de algumas revistas como Forbes Brasil, Elle Brasil, Adriana Chiari, Gol, Cult e Claudia, além de fazer parte da coleção “Mulheres que amamos” da marca de cosméticos “Quem disse, Berenice?”