Anúncio

Recentes:

Enfermeira de Osasco foi curada do novo coronavírus

Por Carol Solis 

   Denise dos Santos, de 40 anos, contraiu a doença no hospital em que trabalha, mas já está curada graças ao ótimo desempenho dos profissionais de saúde.

   A enfermeira Denise trabalha na área de pediatria no Hospital Antônio Giglio, em Osasco, se contaminou com a Covid-19, mas está curada. “Tive amigos internados em locais diferentes de Osasco que falaram a mesma coisa sobre o tratamento medicamentoso. Reconheço que são reais os esforços para a pandemia” admitiu a enfermeira. Quando questionada sobre o psicológico dos profissionais da saúde que trabalham diariamente para salvar vidas, ela explicou: “O psicológico é o pior. Nós sabemos dos riscos, escolhemos isso. Mas quem está em casa não. Esse foi o meu medo. A pressão é muito grande. Nunca se sabe se você adquiriu a doença. Sempre vamos para a casa com aquele pensamento “Será que eu tenho? Será que eu adquiri hoje?” O medo é constante.”

   Localizada na parte da Região Oeste de São Paulo, a cidade de Osasco se encontra na fase laranja de flexibilização do Plano do estado. Em entrevista à Rádio Bandeirantes, o prefeito Rogério Lins lamenta a decisão, mas afirma que a cidade tem número satisfatórios que comprovam a desaceleração do vírus. Segundo Lins, Osasco é a terceira cidade do Brasil com maior número de pessoas curadas da doença.

   Segundo dados do site do Portal Municipal de Osasco, atualizado até as 17h32 de terça-feira (30/06), a cidade possui 6.839 casos confirmados, sendo que 87% já estão curados. A taxa de ocupação de leitos de UTIs é de 48,6%. Mais de 83% dos respiradores estão disponíveis.

​   A Prefeitura de Osasco lançou o aplicativo Saúde-Osasco, com orientações que permitirão aos moradores fazer uma “autoavaliação” com base em seus sintomas. Há questões que devem ser respondidas. Com base em tais informações, o paciente receberá o resultado da avaliação e quais instruções a serem seguidas. Em caso de dúvida, deve-se ligar para o Disque Saúde 136 do Ministério da Saúde ou procurar a unidade de saúde mais próxima. “A rapidez no diagnóstico e no tratamento são fundamentais para minimizar os problemas causados pelo coronavírus. Com um sistema de autoatendimento, os osasquenses terão muito mais agilidade e segurança no atendimento”, disse o secretário de Saúde, Fernando Machado.

                                                                                                            Imagem por Leandro Palmeira (Portal Municipal de Osasco)


   O prefeito de Osasco, Rogério Lins, entregou no final de abril um importante equipamento para o tratamento de pacientes da Covid-19. O Hospital de Retaguarda, instalado no primeiro andar do Pronto-Socorro José Ibrahim, do Jardim D’Abril, passou por ampla reforma e adaptação para abrigar 40 leitos. O Hospital de Retaguarda conta com dois médicos plantonistas e um diarista, além de três enfermeiros e 16 técnicos. “Esse é um investimento que ficará para a municipalidade. São locais adaptados para atender a esse período de pandemia, mas que ficarão à disposição da população quando passarmos por esse momento”, explicou Lins. 

                                                                           Imagens por Marcelo Deck (Portal Municipal Osasco)

   Muito se espera para que uma possível vacina surja. O Doutor Renato Kfouri, médico pediatra que se dedica a pesquisa de doenças e imunizações conta: “Existem mais de uma centena de vacinas em desenvolvimento, sendo que 13 delas estão em chamadas fases clínicas, com estudo em humanos. Uma do laboratório da Universidade de Oxford, na Inglaterra, está bem adiantada. Começou o estudo da fase 3, que são os estudos de eficácia, e 5 mil brasileiros serão incluídos no estudo. A gente espera que até o final do ano já tenhamos resultados de eficácia, ou não”. Ainda explica a situação da cidade de Osasco: “não está nada diferente do resto do Brasil, normalmente as taxas de mortalidade são mais ou menos essa, 5%”.

   O total de óbitos na cidade é de 484, com cinco mortes registradas nas últimas 24 horas.