Anúncio

Recentes:

01/07 Dia da Vacina BCG: conheça sua origem e importância

 Por Júlia Romanin    

        Você já deve ter percebido que grande parte dos brasileiros possui uma marquinha no braço, essa marca foi deixada pela vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin). Ela foi criada em 1921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin, dando origem ao nome. A vacina é extraída por meio do enfraquecimento de uma das bactérias que causa a tuberculose e é tomada em dose única. 

    A Vacina BCG nos protege contra a tuberculose, patologia grave causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis e que afeta pulmões, ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). O principal sintoma da doença é a tosse, acompanhada de expectoração com sangue, falta de ar, febre, entre outros. A tuberculose é uma doença transmissível de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de tosse, espirro ou fala, mas, pessoas assintomáticas também podem transmiti-la.

 

Fonte: Instituto Pensi

        Apesar da marca deixada pela vacina ser uma reação normal e até esperada, você não precisa se preocupar se não tiver, nem todos possuem a marquinha no braço. Por anos acreditou-se que a falta dessa marca indicava uma falha na imunização, entretanto a OMS (Organização Mundial da Saúde) já comprovou a eficácia dela, mesmo quando não há vestígios da cicatrização. 

            Além disso, existe um fato curioso sobre a marca do braço, ela só é deixada quando existe o uso da agulha tradicional de aplicação., se a aplicação é feita com a microagulha, também chamada de carimbo (comum no exterior), a criança fica sem a marca. No Brasil, o uso desse aplicador é de apenas 3,1%, o que explica o porquê de apenas brasileiros terem essa marca mesmo sendo uma vacina distribuída em todo o mundo.


Prevenção a tuberculose no Brasil e no mundo:

 

Fonte: The BCG World Atlas


    A vacina BCG não oferece eficácia de 100% na prevenção da tuberculose pulmonar, mas sua aplicação em massa permite a prevenção de formas graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (forma disseminada).

    No Brasil, embora a incidência de tuberculose pulmonar venha aumentando, quase não são mais registrados casos  graves.

    A Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que nos países onde a tuberculose é frequente, e a vacina integra o programa de vacinação infantil, previna-se mais de 40 mil casos anuais de meningite tuberculosa. Impacto como este depende da alta cobertura vacinal, razão pela qual é tão importante que toda criança receba a vacina BCG.


A OMS divulgou também, por meio de um relatório em 2017 que, 282 mil novos casos de tuberculose foram diagnosticados nas Américas, sendo 87%  concentrados em 10 países, como Brasil, Colômbia, Haiti, México e Peru, este último responsável por dois terços do total de casos e mortes.

    Além das crianças, a vacina é indicada para pessoas de qualquer idade que convivam com portadores de hanseníase, e estrangeiros ainda não vacinados  de mudança para o Brasil.