LOKI: o vilão queridinho da Marvel lança série solo em junho
Por Isabella Bandeira
Loki será a terceira série da Marvel exclusiva no Disney+ e promete abrir as portas (com a ajuda de Wanda após Wandavision-2021) para o multiverso que será abordado em Doutor Estranho 2, com estreia para começo de 2022.
Loki teve sua primeira aparição no Universo Cinematográfico Marvel (MCU) em Thor (2011), com pouquíssimo tempo de tela, mostrando um pouco de seus poderes, suas relações familiares e sua personalidade. Depois, o deus dá as caras em Vingadores (2012) quando tenta dominar o planeta Terra com o Tesseract (artefato que guarda a joia do Espaço), começando por Nova York.
Com sua mania de grandeza, Loki sempre tentou conquistar mais e mais poder, isso se comprova quando ele consegue enganar seu pai, Odin, e usufruir de seu trono em Asgard em Thor Ragnarok (2017). Sendo assim, o deus da trapaça desencadeou muitos problemas ao longo do tempo.
Enquanto não se sabe exatamente onde Falcão e Soldado Invernal se encaixa na quarta fase do MCU, WandaVision (2021) e Loki (2021) puxam o gancho para o filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, que irá abordar as ramificações no espaço-tempo criados, provavelmente, a partir da busca da Wanda pelos seus filhos e pelo próprio Loki.
Loki, deus da trapaça, teve sua última aparição quando os Vingadores, em Ultimato (2019), voltaram no tempo para pegar a Joia do Espaço, e foram roubados por ele. Antes disso, em outra linha do tempo, Loki teve seu pescoço quebrado ao tentar matar o Thanos no começo de Vingadores: Guerra Infinita (2018), deixando seu irmão Thor, deus do Trovão, sem familiares vivos.
A fuga repentina de Loki criou a oportunidade perfeita para o MCU desenvolver um pouco mais do personagem em uma série exclusiva dele e trabalhar melhor os conceitos linha do tempo, multiverso e realidade.
São muitas as teorias sobre o que pode vir a acontecer na série, mas o que sabemos com certeza é que o Loki será preso por seus crimes contra a linha do tempo pela TVA (Autoridade de Variação Temporal), uma agência que protege a linha do tempo, e irá ajudar a colocar a linha do tempo nos eixos. Como o assunto será de ramificações e variações temporais, nada mais justo que um mesmo personagem apareça em diversas versões, que é o que acontecerá com o personagem.
Confirmado pelo escritor da série, Michael Waldron, Loki e Doutor Estranho 2 estarão diretamente ligados, definindo toda a quarta fase da Marvel.
“Todas essas histórias, à sua maneira, estão interconectadas e possuem ramificações. Acho que nosso objetivo, certamente, era com que a série do Loki tivesse ramificações de amplo alcance em todo o MCU. Então talvez eu tenha tido que limpar algumas das bagunças que eu fiz com Loki em Doutor Estranho 2? Talvez sim”
A série tem estreia prevista para junho de 2021 na plataforma Disney+ e estava sendo aguardada desde seu anúncio em 2016.

