Conheça WandaVision, a série que debutou a quarta fase do universo cinematográfico da marvel
Por Isabella Bandeira
A série WandaVision, lançada na plataforma Disney+, é a primeira de muitos outros projetos da Marvel Studios, que contam algumas histórias no início da Fase 4 das produções dos filmes. As séries são do ponto de vista de alguns personagens secundários, entre eles Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany) em WandaVision, James Barnes (Sebastian Stan) e Sam Wilson (Anthony Mackie) em Falcão e Soldado Invernal e Loki (Tom Hiddleston) em LOKI.
WandaVision se passa, cronologicamente, alguns meses após a volta das pessoas que sumiram com o Blip, evento que acabou com metade da vida no universo em Vingadores: Guerra Infinita, sendo Maximoff uma dessas pessoas. O mundo está uma bagunça com a volta das pessoas e seus reencontros. Enquanto todos se reúnem novamente com seus entes queridos, Wanda sente o luto da morte de Visão, com isso é criado uma realidade alternativa, onde seu amor está vivo.
“Ela está tão confusa quanto o Visão sobre como o mundo funciona, onde estão as alianças de casamento, o que é aquele coração no calendário e tudo mais. Então estamos descobrindo o mundo assim como Wanda e Visão estão descobrindo.”, diz Matt Shakman, diretor e produtor executivo da série, sobre o início da série.
Wanda se vê em um sitcom, um programa que mostra situações do dia a dia de um grupo de pessoas de forma engraçada e leve, inicialmente dos anos 50, sendo estrelado por ela e Visão como cônjuges recém-casados que acabam de se mudar para a pequena cidade Westview.
“[...] uma das coisas que manteve o seriado coeso foi a ideia de explorar a perda e o luto. Isso estava [estabelecido] desde o início e permitiu o visual, o estilo e os experimentos que fizemos - sitcons dos anos cinquenta, sessenta e setenta, todas essas coisas se mantêm juntas por causa da narrativa da perda de Wanda.”, diz Shakman.
O seriado é apresentado em duas frentes, o programa da Wanda, em que a cidade toda está no show, dentro da realidade que ela criou, e o lado de fora onde ocorre os esforços para entender e salvar a pequena cidade do sequestro repentino.
Dentro da bolha de realidade da Wanda, tudo é visto como um espetáculo em volta de seu núcleo familiar. Cada episódio do programa da Wanda é caracterizado em uma década, sendo desde os anos 50 até os dias atuais. “À medida que avançamos pelo século americano, década por década, semana por semana, o público vai poder descascar a cebola com o Visão, que começa a se perguntar ‘o que está acontecendo nessa cidade? Isso não está certo’”, diz Paul Bettany.
Do lado de fora da cidade estão aparições especiais de outros filmes da Marvel, como Dra. Darcy Lewis (Kat Dennings), Monica Rambeau (Teyonah Parris) e Jimmy Woo (Randall Park) - fizeram Thor, Capitã Marvel e Homem Formiga e a Vespa, respectivamente. Eles se reúnem, junto de uma grande equipe, para tentar desvendar o que está acontecendo e salvar todos.
A produção como um todo entrou de cabeça na ‘viagem do tempo’ representada na série. Os primeiros episódios foram feitos como os antigos programas de televisão, como efeitos especiais de corda, por exemplo. "Estamos prestando homenagem e homenageando todos esses shows incríveis e pessoas que vieram antes de nós, [mas] também estamos tentando abrir um novo território.", diz a roteirista da série, Jac Schaeffer.
O seriado também contou com uma plateia ao vivo no estúdio e vestida a caráter da época, juntamente com a equipe de filmagem. “Atuar na frente de uma plateia ao vivo no estúdio foi fabuloso. [...] Eu assisti um monte de sitcons para absorver um pouco de cada uma delas e os estilos delas mudam muito. E isso foi muito divertido”, diz Paul.
Para Jess Hall, diretor de fotografia, foi um verdadeiro desafio conseguir gravar o episódio completo com a plateia presente. “[...] em termos de filmar ao vivo, esse foi outro grande desafio que foi lançado ali, porque você não está fazendo uma cena, está fazendo uma tomada de 28 minutos, todo o episódio foi feito em frente a uma audiência ao vivo com 3 câmeras. Então foi um verdadeiro desafio, porque você tinha que manter a autenticidade desse período enquanto fazia esse tipo de exercício ao vivo.”, ele explica
Diferentemente do cenário dos primeiros episódios, o restante do programa televisivo mostrou mais da cidade Westview, que também não escapou das diferentes décadas que se passavam.
“À época é um desafio de design. É sem precedentes. Parte do desafio é que não temos um cronograma de filmagem que permita gravar dois dias, ir embora por dois dias, mudar tudo, repintar, voltar. Estamos fazendo mudanças durante a noite. O que significa que temos que definir as alterações de design, todas as peças que vai trazer, projetá-las, construí-las, pintá-las, pré-encaixá-las, para saber o que exatamente está fazendo. Tudo entra como um LEGO de certa maneira. As partes entram e são montadas rapidamente, porque só tem, talvez, 12 horas para completar essa reviravolta.” explica Mark Worthington, diretor de arte cinematográfico.
Foi exatamente pelo cenário ser uma cidade de Hollywood que a WandaVisifion foi lançada antes de Falcão e Soldado Invernal, contrário ao cronograma original lançado antes da pandemia. A primeira se passa somente na cidade e seus arredores, enquanto a segunda altera entre diversos países. Sendo mais complicado controlar o fluxo de pessoas e garantir sua segurança frente à covid-19.
Por fim, Kevin Feige, produtor cinematográfico da Marvel, explica que WandaVision pode ser vista como uma série autônoma para todo fã de sitcom, não sendo necessário ter assistido qualquer produção Marvel, mas, se assistiu, a série será mais bem aproveitada.
"Se você ainda não viu nenhum deles e só quer entrar nessa coisa estranha porque amava The Dick Van Dyke Show, vai funcionar", diz. "Mas se você está acompanhando os 23 filmes que fizemos e as histórias até a Fase 4, haverá uma abundância de recompensas esperando por você enquanto tudo se desenrola."