Isolamento social gera aumento do e-commerce
Por Luciene Ferreira
De acordo com um relatório feito pela Mastercard, o e-commerce brasileiro apresentou um crescimento de 75% em 2020 comparado ao ano anterior, logo após o início do isolamento social. O pico das compras aconteceu entre os dias 5 de abril e 28 de junho, no auge das restrições de circulação nas cidades do Brasil. O faturamento em 2020 no segmento de roupas, foi de 32% maior que no ano de 2019, o tornando o ramo muito promissor para pequenos empreendedores.
A internet se tornou uma grande vitrine para os grandes e pequenos empreendedores, e com Raiane não podia ser diferente. A jovem transformou o seu antigo perfil pessoal no Instagram, em uma plataforma empresarial para seus negócios, o que ampliou e visibilizou ainda mais às suas vendas. T-shirts se tornaram o carro chefe de sua empresa, padronizando e criando o estilo autêntico para sua loja virtual.
Meses após ficar desempregada, Raiane Gonçalves de 25 anos, se viu desesperada em meio ao caos que a pandemia causou. A jovem já tinha um pequeno empreendimento no ramo de cabelos, porém devido o cancelamento de muitos eventos, sua renda extra era quase nula, além disso, já não tinha mais seu emprego fixo. A necessidade a incentivou a usar sua criatividade e paixão pela moda para começar seu próprio negócio.
“Eu tinha apenas $132,00 e comprei todo o dinheiro em roupas, o medo ainda era uma consequência do risco, pois a cidade que moro, (Uiraúna-PB) é muito pequena, e já existia inúmeras lojas”, afirma Raiane.
A jovem diz se orgulhar das muitas conquistas que conseguiu durante esse pouco tempo de loja, mesmo começando com pouco se tornou referência na sua cidade, e tem metas estabelecidas para os próximos anos, apesar do momento difícil que o mundo passa. A inovação e organização se tornaram essenciais para que a loja da jovem se destacasse das demais. Em nenhum momento surgiu arrependimento por parte da jovem, o medo agora tornou-se paixão pelo negócio, e trabalhar para si mesma, com seus próprios horários e sua liberdade não tem preço para ela.
“Hoje estamos em um momento difícil devido a pandemia, o ano de 2020 não foi fácil, mas estou confiante que este ano e os próximos serão melhores. Minha Rentabilidade passa por altos e baixos, mas me orgulho do meu trabalho”, destacou a microempresária.
A jovem fala sobre a lição que tirou de tudo isso, “Nem tudo pode ser um caso perdido, o medo por tempos difíceis sempre vai existir, mas eu consegui contornar a situação e me reinventar, fiz de um limão uma limonada, e cá estou eu, feliz e vencendo às adversidades”, finaliza Raiane.
A história da jovem é mais uma em meio a de tantos brasileiros, que enxergaram na crise econômica uma janela para se tornarem autônomos, superando seus medos e problemas financeiros.