Anúncio

Recentes:

Aplicativos que facilitam o cotidiano dos deficientes visuais

Por Leticia Araujo

Há diversos aplicativos disponibilizados para deficientes visuais de forma gratuita, saiba quais são e suas funções. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 25% da população tem algum tipo de deficiência, uma pesquisa realizada pelo IBGE no ano de 2010, informa que a grande maioria dos deficientes no Brasil são visuais, mas eles ainda enfrentam diversas dificuldades diariamente, uma delas é o uso de aparelhos eletrônicos, o mais comum entre eles é o celular.

Com o avanço da tecnologia foram desenvolvidos aplicativos para auxiliar nas atividades ao decorrer do dia, facilitando a comunicação, leitura de textos e livros, localização atual do usuário, entre outras funcionalidades exercidas.

Confira agora os aplicativos com as melhores avaliações:

Be My Eyes (Android, IOS)

Possibilita as pessoas do mundo todo com deficiência visual a se conectar, uma chamada de vídeo, com quem não tem esse problema, auxiliando de maneira voluntária.

4,5 na avaliação

Foto: Be My Eyes 

VIP Code Reader (Android, IOS)

Este é um app leitor de códigos QR e de barras, capacitado para reconhecer o código que estiver 2 cm a frente da câmera, direcionando para a página da web correspondente, o usuário identifica quando estiver concluído se ouvir um som semelhante à de um radar.

4,4 na avaliação.

LazarilloApp o GPS (Android, IOS)

Criado para dar autonomia aos deficientes visuais com mensagens de áudio, dizendo os locais ao seu redor em tempo real, não é necessário o uso ativo do aplicativo na tela, é preciso somente uma conexão com a internet.

4,5 na avaliação. 

Foto: Instagram

Google Brailleback (Android)

Esse app foi criado para ser usado com um dispositivo em braille por via bluetooth, e funciona com o TalkBack (já instalado no aparelho) possibilitando uma interação maior.

4,4 na avaliação.

RayPay

 O app foi desenvolvido em um projeto da LABORA em conjunto com SEBRAE, e ainda será lançado em dezembro, mas demonstra ter um grande potencial já que se trata de um aplicativo desenvolvido para pagamento em máquinas de cartão, visando oferecer bastante autonomia, segurança e acessibilidade aos cegos, pessoas com baixa visão e deficientes visuais, no momento do pagamento. O aplicativo vai converter o texto em áudio por meio do QR, informando todas as informações presentes como, por exemplo, o valor da compra, possíveis formar de parcelamento e se o cartão é crédito ou débito.

Confiara abaixo: