Anúncio

Recentes:

Filmes brasileiros aclamados mundo afora

Por Carol Solis 

No Brasil, o cinema não é muito qualificado em relação a outros países. Isso não ocorre devido aos autores e atores, pois no país há aqueles com grande potencial artístico. O grande problema do cinema brasileiro é o dinheiro, o capital. Para ser feito um filme é necessário um bom capital, para cobrir gastos do filme, bem como as contratações dos atores.

Mesmo com esta questão, o Brasil, nos últimos anos, vem ganhando espaço no setor cinematográfico. Diversos filmes brasileiros conquistaram territórios estrangeiros, e fizeram sucesso no exterior.


·                    O Cangaceiro (1953) 


 O Cangaceiro, de 1953, escrito e dirigido por Lima Barreto foi o primeiro filme brasileiro a ganhar prestígio internacional. O longa ganhou o prêmio de Melhor Filme de Aventura e de Melhor Trilha Sonora no Festival Internacional de Cannes, em 1953. Obteve mais de 800 mil espectadores em salas de cinema brasileiras e chegou a ficar em cartaz na França por cinco anos consecutivos. 

·                    O Pagador de Promessas (1962) 


Escrito e dirigido por Anselmo Duarte em 1962, o Pagador de Promessas é um filme brasileiro baseado na peça teatral de Dias Gomes. O longa ganhou Palma de Ouro de Melhor Filme, no Festival Internacional de Cannes, em 1962. O filme também recebeu uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, no ano seguinte de seu lançamento. 


·                    O Quatrilho (1995) 


O Quatrilho foi mais um filme brasileiro consagrado no exterior. Lançado em 1995 e com direção de Fábio Barreto, o longa é baseado no livro O Quatrilho de José Clemente Pozenato. No Festival de Cinema de Havana, o filme ganhou os prêmios nas categorias de Melhor Atriz, para Glória Pires, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora. O longa também foi indicado ao Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. 

 

·                    Central do Brasil (1998)


Central do Brasil é um filme franco-brasileiro de drama de 1998. Do diretor Walter Salles, o longa ganhou diversos prêmios ao redor do mundo, inclusive o Urso de Ouro de Melhor Filme, no Festival de Berlim, o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, nos Estados Unidos, e o BAFTA, no Reino Unido. Foi indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz, para Fernanda Montenegro. Saiu com as mãos abanando em ambas categorias, mas quase todos concordam que Fernanda Montenegro deveriam ter vencido como Melhor Atriz. 

·                    Cidade de Deus (2002) 


Dirigido por Fernando Meirelles, Cidade de Deus é um filme de 2002 que aborda o crescimento do crime organizado no Rio de Janeiro entre as décadas de 1960 e 1980. O longa coleciona prêmios de diversos festivais, dentre eles, Cannes, BAFTA e Havana. Cidade de Deus também concorreu em quatro categorias (Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Edição) no Oscar de 2004. 


·                    Tropa de Elite (2007)

Tropa de Elite, do diretor José Padilha, foi produzido em 2007 e tem como tema principal a violência urbana no Rio de Janeiro. Em 2008, o longa-metragem foi premiado em dois festivais internacionais como Melhor Filme: no Festival de Berlim, com o Urso de Ouro, e no Festival Hola Lisboa. Um dos pontos mais altos do filme é a atuação esplêndida de Wagner Moura, cotado, na época, como um dos indicados a Melhor Ator no Oscar. Porém, a premiação ignorou o filme.


·                    O Menino e o Mundo (2014) 


A animação brasileira O Menino e o Mundo, escrito e dirigido por Alê Abreu, foi vendida para mais de 80 países e foi um dos cinco indicados ao Oscar de Melhor Filme de Animação, na edição de 2016. Não garantiu a estatueta, mas foi reconhecido com o título de Melhor Animação Independente no Annie Awards, considerado o Oscar da animação mundial. O rapper e compositor Emicida foi responsável por dar voz as canções do filme. 


·                    Bacurau (2019)


  Você com certeza já ouviu falar de Bacurau. O longa de Kleber Mendonça Filho mostra um futuro em que, na cidade de Bacurau, os moradores se deparam com uma ameaça perigosa. Isolados, eles se veem obrigados a se defenderem. A produção conquistou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes em 2019. Além disso, venceu o Festival de Munique e o Festival de Lima. A internet vem apostando em seus filmes preferidos para concorrerem ao Oscar 2021, e Bacurau sendo cogitado como representante do Brasil na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.