Jogos se tornaram um dos aliados ao isolamento social
Por Mateus Cabral.
Número de jogadores online dispara na quarentena e contribui com o isolamento social.

Os
games sempre fizeram parte da cultura popular pelo menos desde os anos 80,
contendo várias opções, para todos os gostos e idades, sendo a indústria dos
games no ano de 2020 superior à da música e cinema juntos em questão de
faturamento, atingindo 91 bilhões de dólares em rentabilidade.
Jogar vídeo
game em sua maior parte sempre esteve associado a estar em um quarto sozinho
concentrado em seu desempenho na tela, e se considerarmos as
recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), sobre
isolamento/distanciamento social, os games são um dos maiores aliados no
combate ao novo Coronavírus, seja na tela de um celular, de um computador ou de
uma televisão, esses aparelhos contribuem gerando entretenimento sem sair de
casa.
Em conversa
sobre o aumento de jogadores nesse momento junto ao gamer online com 12 anos de experiência, Narciso Silva, nickname (Zafirym), ele complementa ‘’Cresceu muito
em questão de lotar os servidores, o que é bem difícil, pois hoje o sistema de
servidores é bem melhor! A questão do isolamento é boa, pois evita bastante o
contato com a Covid-19, mas, ao mesmo tempo, temos que tomar cuidado
principalmente com quem as crianças estão conversando online, querendo ou não
uma grande porcentagem dos jogadores é menor de idade’’.
As competições
entre jogadores tornaram-se populares a partir da virada do século, com a WCG
(Word Cyber Games), que tinha como intuito ser uma espécie de olimpíadas, pois
os avanços na jogabilidade e gráfico deram um salto exponencial, logo o
interesse em capitalizar esse momento foi bem-vindo. De lá para cá, aconteceram diversos eventos
realizados em estádios de futebol e outras grandes estruturas, assistido ao
vivo por milhares de pessoas presencialmente e milhões de pessoas por
transmissões internacionais. Jogadores agora são tidos como atletas de times,
ganhando premiações generosas, passando a ser tratados como super stars e
assinando contratos milionários.
O termo E-Sport (Esporte Eletrônico), se consolidou e hoje os gamers podem ser considerados atletas profissionais. Apesar do golpe que foi o cancelamento destes (categorias) de campeonatos, que contavam com muitos espectadores e equipes para a realização do evento, estão ocorrendo algumas competições de LOL (League of Legends), FIFA 20, entre outros, de forma não presencial, além de que a expectativa está alta para quando estiver liberado os campeonatos com público. ‘’Ainda acontecem eventos de LOL, porém tudo online. Os jogadores profissionais moram juntos, pois precisam sempre estar treinando com sua equipe. Quando tem campeonato eles preparam seu local de treino/jogo com seu time e treinador, então basicamente eles não precisam estar saindo para competir, e quando essa pandemia acabar, espero que volte tudo ao normal, pois quero ir ao mundial de LOL’’. Reforça Narciso vulgo Zafirym.
Steam é uma
plataforma de distribuição e venda de jogos online para PC, Mac e Linux, que no
mês de março bateu recordes, foi a primeira vez que o servidor alcançou mais de 22
milhões de usuários online ao mesmo tempo, 7 milhões deles estavam jogando
ativamente, sendo que o recorde anterior era de 19 milhões. Isso comprova que
por mais que a produção de consoles e jogos estejam parcialmente interrompidos nas fábricas, a procura ainda supera a necessidade comercial.
Reprodução/SteamDB
O cenário vem se mantendo otimista, gerando empregos e
entretenimento, além de contribuir com o isolamento social. Um divisor de águas
na era dos games está passando diante de nossos olhos nesse exato momento, escolha seu
gênero de jogo preferido e divirta-se.